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Celebridades popularizam uso de pérolas por homens, e marcas aceleram tendência

Vendedores de joias dizem que a tendência dos homens em pérolas estava surgindo antes da pandemia

 

Por Parija Kavilanz*

Cuidado com suas pérolas, senhoras. Os homens estão vindo atrás delas.

Os homens estão usando joias de pérolas – colares, pulseiras, anéis, brincos – e infundindo um toque mais ousado e resistente à elegância feminina clássica da gema.

Os cavalheiros estão usando pérolas em todos os tipos de ambientes.

Os jogadores da Major League Baseball estão exibindo colares de pérolas em volta do pescoço no campo. Rappers e ícones da cultura pop como Drake e Harry Styles estão os popularizando. Também usam atores de Hollywood e modelos masculinos na passarela.

Os vendedores de joias dizem que a tendência dos homens em pérolas estava surgindo antes da pandemia, à medida que a indústria da moda continua a evoluir e abraçar a fluidez de gênero. A pandemia ajudou a reforçar ainda mais a tendência.

“As joias masculinas estavam começando a decolar pré-pandemia. Então, assim que o desligamento aconteceu e começamos a viver neste mundo virtual, rapidamente se tornou sobre como ele pode se vestir do pescoço para cima, da mesma forma que a busca para encontrar joias dignas de zoom para mulheres”, disse Angie Kennedy, vice-presidente de merchandising da Zales, uma divisão da Signet, (SIG), a maior joalheria dos EUA, que também possui as lojas Kay Jewelers e Jared.

Os homens inicialmente estavam procurando maneiras de vestir o pescoço e brincar com o rosto com brincos de argola, disse ela, e acentuar seu visual com diamantes pretos e brancos. “Na última temporada de beisebol, vimos jogadores de beisebol entrarem em campo com colares de pérolas. Isso apenas solidificou a tendência para nós”, disse Kennedy.

Mas esses homens não estão usando o clássico fio de pérola branca da sua avó. “A moda é incorporar diamantes ou adicionar pérolas a uma corrente de ouro. Alguns [homens] também estão usando uma pulseira combinando”, completou Kennedy.

Eles também estão usando pérolas em cores diferentes, como pérolas rosa, pretas ou taitianas, e os estilos às vezes incorporam elementos de design como caveiras, unhas ou garras de animais.

Enquanto os homens podem estar usando itens mais ousados, Kennedy disse que eles devem ser neutros em termos de gênero. “Ele pode usá-lo em uma noite de sexta-feira ou para um jogo no sábado. O que costumava ser usado de uma maneira muito mais formal agora pode ser usado com uma camiseta”, disse ela.

Há outra razão pela qual as pérolas estão ressurgindo em uma pandemia.

“Quando as coisas são assustadoras, as pessoas tendem a voltar para coisas que são clássicas ou atemporais. As pérolas existem há algum tempo e continuarão. Elas quase representam força de certa forma”, disse Kennedy.

Dando uma vantagem às pérolas

Mikimoto, a joalheria japonesa que criou a pérola cultivada há mais de 125 anos, é uma das marcas mais prestigiadas do setor.

Em setembro passado, a empresa lançou PassionNoir, uma coleção mais ousada com grandes pérolas cultivadas do Mar Negro do Sul amarradas em um colar ou pulseira elástica ou em anéis, brincos e colares feitos com prata banhada a ródio preto.

Yasuhiko Hashimoto, CEO da Mikimoto America, disse que a PassionNoir foi criada porque a marca percebeu o crescente interesse entre os compradores masculinos por joias de pérolas. Mas ele disse que a coleção, que tem um visual masculino, também atrai as mulheres.

A ideia de homens usando pérolas não é nova, disse ele, ressaltando que marajás indianos e reis britânicos e europeus usam colares de pérolas há séculos.

“Uma pérola era um símbolo de poder”, disse ele. “Continua a ser atemporal e elegante, mas também pode ser divertido. Os homens de hoje se sentem empoderados para arriscar com a moda e estão tentando coisas novas.”

Isso é uma moda passageira? O Kennedy de Zale não pensa assim.

“Pérolas são provavelmente uma das primeiras categorias de joias que vemos os homens passarem”, disse ela. “Na Signet, estamos olhando para todas as categorias e pensando, ok, temos a oferta para ele e para ela? Cada ideia que encontramos, agora estamos pensando em como podemos torná-la mais fluida em termos de gênero”

*Parija Kavilanz para CNN Business

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